sábado, 7 de fevereiro de 2009

Cuide-se



Não é preciso passar o dia todo no salão para ficar mais bonita. Como nem sempre há tempo e dinheiro para esse investimento, você pode cuidar da beleza em casa.

Que tal reservar um dia na agenda para cuidar apenas de você? O melhor é que vários tratamentos em prol da beleza podem ser feitos em casa, sem gastar muito. Reúna as amigas, filhas e mãe e prepare-se para momentos de bem-estar, que fortalecem a autoestima de qualquer mulher.


Você vai precisar de:

  • Produtos esfoliantes: cremes, sabonetes;

  • Hidratante para o corpo;

  • Xampu e condicionador;

  • Máscara hidratante para o cabelo;

  • Material de manicure: alicate, cortador e lixa de unha, esmalte, algodão e acetona.

Esfoliação e hidratação renovam a pele

Aproveite o dia para realizar uma limpeza de pele, removendo cravos, por exemplo, mas tomando cuidado para não ferir a região. De acordo com Adriano Almeida, dermatologista e especialista em medicina estética do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (CIPE), é interessante fazer uma esfoliação superficial no rosto, usando um sabonete apropriado. “Se o procedimento for mais profundo, pode provocar manchas quando a pessoa se expor ao sol sem protetor solar”, orienta o médico. O corpo também agradece quando se faz uma bela sessão de esfoliação - que remove as células mortas da pele - seguida de hidratação, principalmente se esta vier acompanhada de uma massagem relaxante.

Hidratação renova os cabelos

Cabelos ressecados, sem brilho e quebradiços podem ganhar mais vida com uma boa hidratação. O desafio, aqui, é escolher corretamente os ingredientes das máscaras hidratantes de acordo com as necessidades dos fios no momento. Veja alguns ingredientes poderosos:

  • Ceramidas - São proteínas da seda, que melhoram a estrutura dos cabelos, selando as cutículas (parte externa dos fios), reforçando a estrutura capilar e aumentando a resistência;

  • Aloe vera - Também conhecida como babosa, é uma planta que possuí inúmeras propriedade regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas. Também contém diversos aminoácidos (componentes das proteínas) e alto poder de hidratação;

  • Queratina - Um dos principais componentes da estrutura dos cabelos, é recomendada para fios que estejam quebradiços, com a estrutura comprometida. Ajuda a selar as escamas;

  • Lanonina - Obtida da lã de carneiro, é uma emulsão de gordura de lã purificada em água. É uma cera natural e costuma ser utilizada como amaciante;

  • Chocolate – Elemento oleoso que contém zinco (chocolate amargo);

  • Manteiga de Karitê - É indicada para cuidar dos fios ressecados e quebradiços. Substância umectante e hidratante, possui propriedades emolientes, proporciona maciez e hidrata as madeixas.

Não lixe os pés nem corte a cutícula

Para fazer as unhas, todos os materiais de corte (como o alicate) usados no salão de beleza devem ser devidamente esterilizados. Mas, em casa, tenha sempre em mãos seus próprios instrumentos. Uma observação importante que o médico faz é a de não lixar os pés. “Isto piora a hiperceratose, o chamado “cascão” do calcanhar. Faça apenas uma esfoliação no local com cremes esfoliantes”, recomenda o dermatologista.

As cutículas devem ser apenas afastadas ou empurradas e, nunca, cortadas, para evitar ferimentos e infecções nos dedos. “As unhas podem ser pintadas com freqüência. Se houver reações no local, como vermelhidão, pode ser reação alérgica ao esmalte”, diz Almeida.

"Um dia de boa alimentação não faz mal a ninguém. Abuse das folhas e das frutas, assim como dos líquidos, principalmente no verão."